- Área: 383 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Hiroyuki Oki, Trieu Chien
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no distrito de Dong Da, em Hanói, a galeria recém-construída e o showroom de iluminação usam uma fachada de alvenaria perfurada para criar um impacto simples e significativo na paisagem circundante.
A galeria está localizada no último pavimento, com vista para uma grande árvore vizinha, enquanto as claraboias expõem o jardim do telhado. Isso oferece um espaço de interação para arquitetos e designers.
Ao entrar no edifício, os visitantes são recebidos com um grande vazio. A sala de exposições é cuidadosamente planejada em torno do vazio para permitir que os visitantes vejam o produto exibido em um relance da escada central.
Os blocos de alvenaria eram tradicionalmente utilizados no Vietnã antes do ar-condicionado. Projetado para climas tropicais, eles permitem ventilação passiva e sombra. Os blocos são funcionais e baratos. Além disso, o sistema de fixação sob medida permitiu uma montagem rápida e simples.
O terreno existente propôs desafios interessantes, como um lote tipicamente pequeno no centro da cidade - de 72 metros quadrados - com uma árvore adjacente e a rua movimentada. A folhagem ofusca o local, tornando difícil para os pedestres reconhecerem o edifício da principal via. No entanto, este cenário apresentou uma oportunidade única para considerar a árvore existente a fim de distrair o contexto enquanto o espaço utilizável é maximizado.
Este edifício fornece um pano de fundo delicado para a árvore em constante mudança. Durante o dia, as sombras são lançadas sobre a fachada limpa, trazendo-a para a vida. À noite o edifício é iluminado de dentro, atuando como uma lanterna na cidade.